Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crise

Cai o preço de referência do leite

Redação - Folha de Londrina
14 ago 2003 às 17:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O preço do leite voltou a cair. O Conseleite, órgão que divulga mensalmente a cotação do preço referência para o produto, já previa uma queda estimando o valor do litro para julho em R$ 0,4504 do tipo padrão. O valor ficou meio centavo abaixo: R$ 0,4452.

A queda, segundo a professora Vânia Guimarães, da Universidade Federal do Paraná, uma das responsáveis pelo cálculo do preço referência, está sendo influenciada pelo aumento no volume de comercialização e consumo retraído do produto por parte da população. O poder aquisitivo das pessoas, afirma, tem influência direta no consumo de leite e derivados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O preço do leite determinado pelo Conseleite tem por base o cálculo dos valores dos preços médios de um mix de 14 produtos vendidos pelas empresas. Conta também o custo de produção e de industrialização da matéria-prima. O referência representa o valor real que cada indústria pode pagar pela matéria-prima de acordo com seus custos e vendas de derivados. O órgão é composto por 22 pessoas entre representantes da indústria e dos produtores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


Não é de hoje o esforço de técnicos e produtores pelo aumento da produção do leite no inverno. Vânia destaca que a tecnologia disponível já permite uma melhor oferta do produto nesta época. A indústria também tem tentado manter um volume menor de produção para não promover uma derrubada nos preços.

Publicidade


Entretanto, como o leite é um produto extremamente competitivo, o Paraná sofre com a oferta de empresas de outras regiões que acabam por derrubar os preços para os dois lados: produtor e indústria. ''Não é um bom momento para o leite'', segundo a professora.


A crise no setor já se arrasta por dois anos. Vânia destaca ainda que além do preço baixo, há que se considerar o aumento no custo de produção. Em melhor situação estão apenas as empresas que processam leite em pó para exportação onde o câmbio tem ajudado. ''Crises não são eternas. A curto prazo nossa expectativa é a retomada do crescimento da economia e do aumento da renda da população'', observa.


Apesar da queda, o produtor Louis Baldraz, de Rolândia (25 km a oeste de Londrina) um dos representantes dos produtores no Conseleite, diz que o preço referência tem ajudado o setor. ''Ele é um bom baseador de mercado, pois traz dados confiáveis de como está se comportando a comercialização'', destaca.

As indústrias que compram o leite na região têm acompanhado esse valor de referência. Baldraz reclama apenas que há poucos produtores que conhecem o serviço do Conseleite, e finaliza dizendo que ''é preciso divulgar mais''.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo