O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) formaliza, nesta quinta-feira (25), convênio com as associações de cafeicultores da Água da Laranja Azeda e da Água da Limeira, do distrito de Lerroville, em Londrina.
As duas organizações reúnem 45 produtores de café orgânico, que comercializam na França. Pelo convênio, o Iapar se compromete a realizar pesquisas e capacitar os produtores na condução de lavouras, colheita, processamento e industrialização do produto.
O empreendimento foi idealizado pela advogada Ciliane Carla Sella de Almeida e se baseia no conceito de "fair trade", que Fábio Gonçalves dos Anjos, presidente da Associação de Produtores da Água da Laranja Azeda, traduz como "comércio ético, solidário e justo".
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
De acordo com Fábio Gonçalves dos Anjos, os cafeicultores de Lerroville se preparam para assinar, no próximo dia o de abril, um contrato de venda de mil sacas de café beneficiado para empreendedores ligados a uma ONG do município francês de Saint-Etiene, ao preço de 120 euros (cerca de R$ 430,00) a saca.
O preço de uma saca de café no mercado "normal" gira atualmente por volta de R$ 170,00, explica o presidente da Associação dos Produtores da Água da Laranja Azeda.
Agência Estadual de Notícias (AEN)