Donos de uma fábrica de vassouras de palha no Distrito de Maravilha viram um barracão instalado há 35 anos ser engolido pelo fogo no final da manhã desta terça-feira (28). O incêndio que destruiu tudo em questão de minutos foi provocado por duas crianças - de quatro e seis anos - que "brincavam de acender cigarros".
A fábrica pertence à família de Eliodoro Furtoso, 76 anos, que chegou à região na década de 40. Nesta terça, por volta das 10h30, o pioneiro deixava o sítio onde mora e no qual funciona o empreendimento, quando ouviu a nora gritar que o barracão estava queimando. "Tentei puxar uma mangueira d'água para apagar o fogo, mas ele se espalhou muito rápido", lamentou.
As primeiras equipes do Corpo de Bombeiros chegaram rápido, mas só tiveram tempo de evitar que as chamas atingissem a casa vizinha.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Além de muitas vassouras prontas, havia palha seca acumulada nos últimos quatro meses no local. Nelson Frutoso, 50 anos, filho de seo Eliodoro, calculou prejuízo de R$ 8,5 mil com produtos e matéria-prima, e de pelo menos R$ 3 mil com a perda do imóvel.
Os pequenos empresários rurais, que vendiam as vassouras até para clientes de Santa Catarina, disseram que vão demorar alguns meses para recuperar o negócio.
>> Outras informações na Folha de Londrina - Cidades - desta quarta-feira.