O crescimento expressivo da produção de alimentos orgânicos no Brasil, da ordem de 50% ao ano, fez com que a Alemanha escolhesse o país para sediar, pela primeira vez na América Latina, a 23ª Conferência BioFach sobre Mercado de Alimentos Orgânicos.
A BioFach, a maior feira européia sobre produtos orgânicos, é realizada anualmente na cidade alemã de Nuremberg. O evento, que será lançado na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) no próximo dia 23, está previsto para setembro, no Rio de Janeiro.
A diretora do projeto BioFach Brasil, Maria Beatriz Martins Costa, afirmou nesta quinta-feira que a aprovação da legislação sobre orgânicos ontem, no Senado, foi um avanço para o setor. Ela disse que a lei deve ser regulamentada o mais rápido possível. Maria Beatriz afirmou que o setor precisa se organizar em relação à agricultura familiar.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Ela ressaltou o trabalho positivo que vem sendo realizado nesse sentido pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, indicando ainda a necessidade de os bancos criarem linhas de crédito específicas para o setor de orgânicos, como fez o Banco do Brasil.
O apoio do governo para incorporar os orgânicos à merenda escolar e às refeições nos hospitais também foi evidenciado por Maria Beatriz. Ela assinalou que a BioFach vai estimular a produção desses alimentos, além de forçar a organização do setor. O aumento da produção em escala repercutirá no bolso do consumidor, pois reduzirá os preços dos produtos,concluiu Beatriz.