Rural

Brasil reforçará sua posição contra subsídios agrícolas

27 jul 2003 às 16:55

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa amanhã e terça-feira (28 e 29/07), em Montreal (Canadá), da reunião Miniministerial da Organização Mundial do Comércio, preparatória à Conferência de Ministros da OMC que será realizada de 10 a 14 de setembro em Cancún, no México. Durante o encontro, os ministros dos países-membros da OMC vão discutir propostas para abertura plena do comércio agrícola internacional. Roberto Rodrigues também terá um encontro com o seu colega canadense, Lyle Vanclief.

O ministro vai reiterar, durante a Miniministerial, a posição do Brasil em defesa da redução dos subsídios à produção e às exportações agropecuárias concedidos pelos países ricos. Também se posicionará a favor da eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que dificultam o acesso dos países agrícolas em desenvolvimento ao mercado internacional. Para o governo brasileiro, a busca de solução para essas questões é fundamental para estabelecer um acordo comercial agrícola na OMC.


Paralelamente à Miniministerial, o ministro terá outros compromissos. Na segunda-feira ele participa das reuniões da Coalizão Internacional de Produtores para Regras Justas e Equilibradas no Comércio Agrícola no âmbito da OMC, da Aliança Comercial Canadense de Agricultura e Alimentação e do Grupo de Cairns, formado por 17 países agrícolas.

Na terça, às 15h, ele se encontra com o ministro da Agricultura do Canadá. Na reunião bilateral, eles vão discutir temas relacionados ao comércio agropecuário entre os dois países.


Continue lendo