O Brasil tem condições de promover uma reforma agrária civilizada e moderna, disse nesta segunda-feira (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio, ao citar o projeto de desenvolvimento sustentável agroflorestal Nova Bonal. O presidente inaugurou o projeto, no sábado (21), no município de Senador Guiomard (AC).
Lula explicou que as famílias poderão plantar e explorar madeira no assentamento Nova Bonal, que tem 10 mil hectares. Segundo Lula, 80 pessoas já vivem na fazenda, adquirida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em março de 2005. A meta do projeto é assentar 280 pessoas. "Esse projeto é a confirmação, a certeza de que a reforma agrária pode ser feita de forma muito mais civilizada, muito mais moderna do que historicamente o Brasil conhece", afirmou.
"A gente vai poder fazer uma combinação de explorar parte da madeira dessa fazenda e, ao mesmo tempo, plantar frutas, pupunha, seringueira, cupuaçu junto com as árvores, ou seja, sem precisar fazer um desmatamento como habitualmente nós estamos vendo pelo Brasil afora. É um projeto extraordinário porque é um ciclo completo, ou seja, as pessoas produzem, industrializam e comercializam os seus produtos, é tudo o que as pessoas desejam na vida", disse no rádio.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Informações da ABr