O Brasil vai participar da Conferência Internacional Sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, de 7 a 10 de março, em em Porto Alegre. O evento vai discutir formas de melhorar o acesso à terra e de desenvolvimento rural sustentável. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e do governo brasileiro, que sugeriu ao conselho da FAO a realização de uma conferência sobre o tema.
O assessor internacional do Ministério de Desenvolvimento Agrário e coordenador executivo da conferência, Celso Carvalho, destacou que o encontro será realizado num momento em que questões agrícolas estão na principal pauta de discussão da comunidade internacional. "A conferência chega em uma hora na qual a questão da terra, da agricultura, da reforma agrária e do desenvolvimento rural, fazem parte da pauta diária e com necessidade de serem rediscutidas para um futuro próximo", afirmou Carvalho, em entrevista à Rádio Nacional.
A última conferência sobre o tema foi realizada em 1979 em Roma e, segundo Carvalho, vários temas nessa área sugiram como importantes para a comunidade internacional. "Vinte e sete anos depois da última conferência, alguns dos temas já existentes acabaram tendo um pouco mais de importância, um pouco mais de preocupação por parte de todos. A questão do desenvolvimento rural, a questão da mulher na terra, do jovem na terra, da agroecologia do desenvolvimento sustentável são alguns desses temas", comentou.
De acordo com Carvalho, a declaração final da conferência deverá conter propostas e mecanismos de controle da evolução da reforma agrária e desenvolvimento rural no mundo.
Informações da ABr