O Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte e Noroeste do Paraná (Nurespar) formou ontem uma comissão para estabelecer um preço mínimo de R$ 0,25 por frango e tentar tirar da crise o setor de avicultura de corte no sistema integrado.
A comissão foi formada durante reunião realizada ontem em Astorga (40 km de Maringá) com cerca de 200 produtores de municípios do Norte e Noroeste do Estado. Segundo representantes do Nurespar e da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), se as empresas integradas não aceitarem o novo preço, as entidades pretendem pedir abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Objetivo da CPI será o de identificar o setor que está lucrando com o negócio, a exemplo da investigação parlamentar feita em cima da produção de leite. ‘Não queremos briga mas precisamos encontrar em definitivo uma saída para os produtores’, diz o presidente do Nurespar, Guerino Guandalini. O núcleo abriga 38 sindicatos patronais que representam 90 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
» Leia mais na Folha de Londrina desta sexta-feira.