Rural

Audiência discute crise no Iapar

28 jun 2005 às 12:41

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) completa 33 anos enfrentando a pior crise administrativa, gerencial e financeira nos últimos 10 anos.

Na tentativa de sensibilizar a sociedade para o problema, será realizada uma audiência pública, na próxima sexta-feira (01), a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores.


Os dois principais problemas da instituição são: a defasagem salarial de 80% (o último reajuste dos salários ocorreu há oito anos) e a falta de funcionários, o que prejudica o desenvolvimento das pesquisas.


O último concurso para a contratação de pessoal ocorreu em 1992. Na época havia 1.406 funcionários. Atualmente há 816 pessoas.


A audiência foi convocada pelo vereador Tercílio Turini (sem partido), que recebeu um longo e detalhado relatório sobre as dificuldades que o instituto tem enfrentado nos últimos anos.

Cinquenta e oito projetos, estimados em R$ 1,2 milhão, estão ameaçados pela falta de pessoal, estrutura e equipamentos. Além dele, pelo menos outros 10 pesquisadores trabalham voluntariamente no Iapar para não deixar tantos anos de pesquisa morrer.


Continue lendo