Depois dos deputados da chamada "bancada ambientalista" da Câmara se reunirem com o presidente interino, José Alencar, no início da tarde desta quarta-feira para defender a não assinatura da Medida Provisória que libera o plantio de transgênicos para a safra deste ano, parlamentares da bancada do Rio Grande do Sul e representantes de entidades ligadas a agricultores estão no Palácio do Planalto para convencê-lo a assinar a MP.
Segundo o deputado José Igor Sartori (PMDB-RS), o tema já foi "suficientemente discutido" e a decisão política tomada, o que respalda o presidente interino a assinar a MP. "Não precisa atropelar nada, mas estamos chegando na fase em que há necessidade de se realizar o plantio", ressaltou.
Já o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) ressaltou que, assim como o presidente interino ouviu os ambientalistas, deve também estar a par sobre o que pensam os agricultores. "O presidente está em dúvida, e hoje queremos ajudá-lo a esclarecer. Não é só o Rio Grande do Sul que está vindo para dizer ao vice-presidente a posição que tem hoje a agricultura brasileira", enfatizou o deputado.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Luis Carlos Heinze também criticou o argumento dos ambientalistas que defendem, antes da liberação do plantio das sementes transgênicas, a realização de estudos de impacto ambiental. "Imagine em torno de três milhões de lavouras de soja no Brasil, eu fazer um estudo de impacto ambiental. Isso é humanamente impossível, é sonho, é utopia. O estudo de impacto ambiental não tem necessidade. Há uma análise de risco que já foi feita", garantiu.
Na avaliação do deputado, os ambientalistas "não conhecem" os números e a realidade" dos agricultores brasileiros "Os ambientalistas falam de um gene que, quem sabe, daqui a 5, 10 ou 15 anos poderá causar um dano ao meio ambiente", criticou Heinze.
José Alencar está reunido com os parlamentares no Palácio do Planalto. Segundo relato de deputados ambientalistas que participaram da primeira reunião com Alencar nesta tarde, o presidente interino vai se reunir, ainda hoje, com os ministros que discutem os transgênicos antes de decidir se assina a MP. A Presidência da República ainda não confirmou a realização da reunião.