Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais qualidade

Agricultura vai estimular produção de uva e vinho no PR

Redação Bonde
31 mai 2007 às 17:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná quer intensificar a produção de uva para fabricação de vinhos de qualidade na Região Metropolitana de Curitiba e no Sudoeste. Para isso, firmou parceria com a instituição de pesquisa Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), para capacitar técnicos de extensão rural da Emater-PR e produtores no Paraná.

O termo de cooperação técnica que vai promover o avanço desse trabalho foi assinado nesta quinta-feira (31) pelo diretor-geral da Secretaria, Herlon Goelzer de Almeida, e o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann, acompanhado do chefe de pesquisa e desenvolvimento da instituição, Lucas Garrido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A produção de uva e vinho é uma alternativa rentável para a Agricultura Familiar e por isso a Secretaria está disposta a investir nessa linha de atuação, que gera emprego e renda para a pequena propriedade, afirmou Almeida. "Para isso, queremos proporcionar aos produtores que tenham acesso a variedades de uva de qualidade e que possam fazer um bom manejo da cultura, para que a atividade resulte numa produção de qualidade de uva e vinho", justificou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


Segundo Hoffmann, a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, foi responsável pelo trabalho realizado com produtores e técnicos da extensão rural para produção de uva de mesa na região Norte do Paraná, em Marialva e Uraí. Nessa região, foram selecionadas e testadas variedades, que deram origem à produção de uvas sem sementes.


Desde 2005, nova parceria foi firmada com a Emater para desenvolver a vitivinicultura com uvas rústicas no Sudoeste e na Região Metropolitana de Curitiba. "Agora essa parceria será acelerada", disse Almeida.

A Embrapa já capacitou 35 técnicos da Emater multiplicadores que já capacitaram outros 200 técnicos, entre Emater, Senar e Prefeituras Municipais. Esses 235 técnicos estão sendo responsáveis pela capacitação de 1,2 mil produtores no Paraná para que tenham segurança na produção de uva e também na produção de vinho de qualidade. Os recursos para capacitação são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo