As experiências de Curitiba na área de agricultura urbana serão usadas como modelo para o Ministério do Desenvolvimento Social. Nesta terça-feira (27), técnicos municipais, do ministério, lideranças sociais e representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar participaram em Curitiba de um seminário sobre agricultura urbana. O resultado dos debates será levado a Brasília para ser incluído na política nacional do setor.
"O modelo de Curitiba despertou a atenção do governo federal", diz o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara. "A política social nos projetos de assistência agrícola vai além de plantar e colher. No trabalho estão envolvidos conceitos de educação alimentar, terapia ocupacional e valorização do campo na cidade."
Os programas Nosso Quintal, de cultivo de hortas comunitárias e caseiras, e Lavoura, que atende pequenos agricultores que vivem na área urbana, foram apresentados no seminário. Estes programas, mantidos pela Prefeitura de Curitiba, foram responsáveis pela produção de 2.800 toneladas de alimentos em 2006.
Os projetos da Prefeitura fornecem assistência para implantação de hortas e pequenos plantios isolados ou em comunidades. Insumos, técnicas de preparo de solo e de plantio, avaliação prévia e acompanhamento da produção do local são as ferramentas oferecidas no começo do programa.