Agricultura orgânica é o tema da Semana de Agroecologia, que acontece em Morretes, no Litoral, até a próxima sexta-feira. Produtores, consumidores, técnicos e estudantes de agronomia participam de cursos, encontros e dias de campo sobre a produção vegetal no sistema orgânico. O objetivo é discutir produção, organização de produtores, políticas agrícolas e comercialização. Participam das atividades 550 pessoas.
A expectativa dos organizadores é conseguir maior comprometimento das entidades, produtores e consumidores de alimentos orgânicos, além da integração entre eles.
A agroecologia no Litoral tem como meta viabilizar a agricultura familiar desenvolvendo tecnologias adaptadas para a região e integrando agricultura, conservação do ambiente e desenvolvimento social. A agricultura orgânica é trabalhada pela Emater na região desde 1999. Segundo a agrônoma Ruth Pires, da Emater local, a capacitação dos produtores e a assistência técnica estão entre as ações mais trabalhadas pela extensão rural.
A região de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba foi decretada Área de Preservação Ambiental em 1986. A condição proíbe o uso de aditivos químicos na produção agrícola. O sistema orgânico foi a saída encontrada por produtores locais e Emater para que os agricultores continuassem explorando a terra e garantindo sua sobrevivência sem agredir o meio ambiente.
Hoje, são 195 agricultores atendidos pela Emater. A área cultivada é de 432 hectares, com produção de arroz, banana, gengibre, frutas, flores e olerícolas. Parte da banana produzida, por exemplo, é exportada para a Europa, alternativa que garante renda quase três vezes maior para os agricultores.
Paralelo ao evento técnico, a Prefeitura de Morretes promove neste final de semana a 19ª Festa Feira Agrícola e Artesanal do município. A idéia é divulgar a agroindústria, artesanato e a gastronomia da região. O forte da feira são os produtos agroindustriais fabricados sem o uso de conservantes, como banana passa, banana chips, mandioca chips, conservas, geléias e licores. Na gastronomia, as novidades são o churrasco e o barreado de búfalo.