Rural

Agricultura do Paraná incentiva venda da batata

16 fev 2007 às 19:20

O Secretário da Agricultura, Valter Bianchini, participou nesta sexta-feira (16), em um supermercado de Curitiba, da ação desencadeada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Emater, Ceasa e Apras (Associação Paranaense de Supermercados), que tem o objetivo de incentivar o aumento do consumo de batata. Com o apoio da Apras, a Secretaria e suas vinculadas vão distribuir aos consumidores, dentro dos supermercados, folders com receitas e informações sobre as propriedades nutricionais da batata.

A iniciativa faz parte do processo de apoio aos produtores de batata do Paraná, que não estão conseguindo colocar no mercado toda a produção, devido ao excesso de oferta. Na Região Metropolitana de Curitiba e na cidade de Guarapuava, o produto chegou a ser jogado fora por causa da superprodução.

Dados - Na atual safra (2006/07), o Paraná está colhendo cerca de 423 mil toneladas de batata, um aumento de 35% na produção, se comparada com a safra passada. A área plantada é de 17.087 hectares. A saca de 50kg está sendo comercializada a R$ 7,10 (preço recebido pelo produtor), enquanto que no mesmo período, na última safra, o produto era vendido a R$ 51,30. Cerca de 92% da produção de batata, no Estado, já foi colhida, e 86% comercializada. O consumo de batata, per capita, no Brasil, é de 15 kg/ano, enquanto que na Europa chega a 27 kg/ano.


Continue lendo