Rural

Agricultores fecham banco e pedem recursos

25 jun 2002 às 20:44

A agência do Banco do Brasil do município de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba, foi fechada nesta terça-feira por pequenos agricultores que protestavam contra a demora na liberação de recursos para o custeio e financiamento da safra. O dinheiro reivindicado pelos agricultores é do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Mandirituba, Júlio Carvalho, há mais de 60 dias os produtores protocolaram os pedidos de recursos, que somados chegam a R$ 1 milhão. Porém, o banco não atendeu nenhuma solicitação no primeiro semestre do ano.


Ao impedir que a agência fosse aberta, os produtores conseguiram uma reunião com a superintendência do banco, que se comprometeu a atender os pedidos de financiamento assim que o governo federal emitir as normas para a etapa 2002/2003 do financiamento. O banco também se comprometeu a corrigir todas as distorções que estão acontecendo nos pedidos de financiamento, e que levam o produtor a conseguir um empréstimo menor do que o solicitado.


O gerente da agência, Rogério Marcos Torres, não quis comentar os motivos que impediram a liberação dos recursos no primeiro semestre. "Vamos encerrar a reportagem com notícias boas", insistiu.


Na região de Mandirituba existem aproximadamente 2,5 mil agricultores e perto de 600 precisam de financiamento para se manter na atividade. As principais lavouras cultivadas na região são milho, feijão, batata salsa e hortifrutigranjeiros.


*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo