Preocupado com a preservação ambiental e a qualidade de vida, o produtor agrícola Jonas Miazaki, começou a ensaiar os primeiros passos na agricultura orgânica no início da década de 90. Por conta própria, foi diminuindo a quantidade de agrotóxicos no controle de pragas e doenças.
No Brasil, o início do movimento orgânico foi na década de 70. Em 1990/2000 houve a expansão do mercado e muitos produtores se lançaram definitivamente nessa alternativa. A exigência de mercado, o aumento da demanda, o preço até 44% mais alto que o pago pelo grão convencional foram determinantes também para Jonas Miazaki que já era adepto da filosofia do cultivo de orgânicos.
Em 1997, o Sítio Miazaki, no município de Assaí (36 km a leste de Londrina) passou a produzir soja orgânica. O Instituto Biodinâmico (IBD) fez um histórico da propriedade, o acompanhamento do período de conversão (que dura de dois a três anos) e Miazaki passou a plantar 15 alqueires de soja orgânica, que produzem 1.500 sacas (90 toneladas).
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
» Leia mais na edição da Folha de Londrina deste sábado.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.