Economia

RF já descobriu duas empresas-fantasmas no Paraná

02 jul 2002 às 18:19

As investigações feitas pela Receita Federal no Porto de Santos já apuraram a existência de duas empresas fantasmas no Paraná. A mais recente foi descoberta na última segunda-feira. A empresa importava azeitonas e pelo cruzamento de dados feito pela Receita, ficou constatado que a empresa não tinha capacidade financeira para adquirir as 86 toneladas do produto. Em três meses, a empresa adquiriu mercadorias avaliadas em R$ 1,6 milhão. Porém, seus proprietários não pagavam Imposto de Renda, por exemplo.

Por causa do sigilo fiscal, a Receita Federal não pode informar o nome da empresa, que declarava ter sede em Curitiba, nem o nome de seus proprietários. Segundo a assessoria de imprensa da Receita, normalmente o golpe que as empresas aplicam começa com a informação errada do endereço.


Um levantamento feito pela Receita constatou que as empresas declaram endereço falso no Paraná porque no Estado conseguem benefícios fiscais, como dilação do prazo para pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Enquanto não precisam recolher este imposto, não sofrem fiscalização e emitem notas fiscais tranquilamente. Ao final do prazo oferecido pelo Estado, quando então receberiam algum tipo de fiscalização essas empresas mudam de endereço e até de nome, conseguindo assim fraudar todo o sistema.


Só este ano a Receita Federal que atua junto ao Porto de Santos já apreendeu 42 contêineres que seriam distribuídos por vários estados do Brasil. No total, foram apreendidos mais de um milhão de quilos de mercadorias, avaliadas em R$ 4,7 milhões.


*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo