Faltou dinheiro para pagar de uma só vez o último lote das restituições de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) 2003 e a Receita Federal decidiu parcelar o depósito dos recursos nas contas dos contribuintes.
O Fisco anunciou ontem que haverá um lote extra, somando 1,2 milhão de declarações, que será pago dia 30. Nesta quarta, a Receita liberou a consulta ao sétimo lote de restituição do ano, que beneficiou 669 mil pessoas, que receberão cerca de R$ 500 milhões no dia 15.
O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, teve de intervir na discussão entre a Receita Federal e o Tesouro Nacional para garantir a liberação de recursos até o final do mês. ''Fico feliz de poder dar essa informação ao contribuinte'', disse o coordenador do programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir. A divisão do pagamento do último lote de restituições do imposto de renda é inédita.
De acordo com o Fisco, todas as declarações do IRPF 2003 já foram processadas. Inicialmente, o pagamento seria dividido em três parcelas. O assunto acabou chegando ao ministro, que optou em fazer o pagamento das restituições em dois blocos.
Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina