Economia

Reunião do FOMC do FED reforça projeções

30 ago 2005 às 17:56


Divulgada hoje (30/Ago), a ata da reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) do Federal Reserve (FED) reafirma os sinais de aperto monetário nos juros básicos da economia americana. Na reunião em questão, os juros foram aumentados em 25 b.p, para 3,5%a.a. e o documento reafirma o objetivo de estabilidade de preços e crescimento sustentável, supondo-se o uso da política apropriada monetária.


O uso termo "measured pace" ou "ritmo comedido" foi novamente reforçado, rebatendo as perspectivas do mercado de que o aumento de juros poderia ser maior que 25b.p. ao mês. O FED também afirma que, apesar do crescimento gradual do mercado de trabalho, as pressões inflacionárias de curto prazo continuaram elevadas, porém as pressões de longo prazo se mantêm contidas.


Aumentaram-se as projeções de crescimento da economia americana, sugerindo uma força mais acentuada na demanda agregada de curto prazo do que a instituição esperava e houve significativo ganho nos investimentos residenciais. Em contrapartida, os investimentos em negócios e os gastos com consumo cresceram de maneira mais moderada.


Os pontos mais importantes, consideramos que sejam: "(…) todos os membros foram favoráveis ao aumento das taxas básicas de juros dos federal funds em 25 pontos base para 3,5% nesta reunião. Mesmo com esta ação, a taxa dos federal funds deve se manter ainda abaixo do nível que os membros antecipariam que seria necessária para conter as pressões inflacionárias (...)" e "(...) o ritmo dos futuros movimentos da política monetária, embora provavelmente se mantenha comedido, assim como a extensão destes movimentos, dependerão dos dados a serem observados no futuro."**


Isso corrobora a nossa projeção de aumento de 25b.p. na taxa dos Fed Funds até o fim do ano, de modo a alcançar entre 4 e 4,25%a.a. em 2005.

**Do original: "(…) all of the members favored raising the target federal funds rate by 25 basis points to 3½ percent at this meeting. Even with this action, the federal funds rate would remain below the level that members anticipated would prove necessary to contain inflation pressures (…)" e "(… )the pace of future policy moves, although likely to be measured, as well as the extent of those moves, would depend on incoming data. ".


Continue lendo