Economia

Recursos para habitação devem acabar em dezembro

07 nov 2003 às 12:33

A grande procura por financiamento habitacional deve esgotar até o final do ano os recursos disponibilizados pela Caixa Ecômica Federal para as classes média e alta e para os trabalhadores com renda bruta entre R$ 2 mil e R$ 4,5 mil. A previsão foi feita hoje pelo vice-presidente de finanças da CEF, Fernando Nogueira da Costa, ao Programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM.

O vice-presidente da instituição destacou que a prioridade da Caixa é atender a população que ganha até 5 salários mínimos, onde existe um déficit habitacional de 92%, o que, segundo ele, representa 5,4 milhões de moradias. Como alternativa para baixa renda, Fernando Costa informou que já está sendo implantado com "muito sucesso" no Brasil o Programa de Arrendamento Residencial (PAR).


Ele explicou que, na prática, o programa é uma locação social, com base no modelo europeu, com o prazo de 15 anos. Ao final desse prazo o arrendatário tem a opção de comprar o imóvel, se não tiver ocorrido atraso nos pagamentos. O vice-presidente disse ainda que a CEF pretende resolver os problemas dos mutuários que estão com saldo devedor acima do valor do imóvel. Entre as saídas, ele citou uma linha de renegociação.


Agência Brasil (ABr)


Continue lendo