O prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira (PTB), vai pedir ao governador Jaime Lerner (PFL), na segunda-feira, que a Copel repasse à Companhia Santa Cruz de Energia Elétrica, de São Paulo, energia suficiente para abastecer o município, a fim de retirá-lo do esquema de racionamento, determinado pela Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE).
A Câmara divulgou na sexta-feira (22/06) as regras para as cidades que estão fora das regiões de racionamento (Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste) mas que são abastecidas por companhias dessas regiões. No Paraná, três municípios localizados no Norte Pioneiro abastecidos pela Companhia Santa Cruz terão que entrar no racionamento, reduzindo o consumo de energia em 20%: Ribeirão Claro, Jacarezinho e Barra do Jacaré.
O prefeito Mário Pereira esteve na GCE, em Brasília, na última quarta-feira, para tentar reverter a situação. "Eu tinha informações extra-oficiais de que entraríamos no racionamento e fui conversar com os membros da Câmara. Infelizmente não consegui nada", contou Pereira. Segundo ele, a economia do município será prejudicada pela determinação da GCE. "Vamos enfrentar os mesmos problemas do Estado de São Paulo, de diminuição de produção e desemprego."
* Leia mais em reportagem de Cláudia Lopes na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste domingo