Economia

Produção de carros no PR cai 29% neste ano

30 jul 2002 às 19:13

A queda na produção de carros no pólo automotivo do Paraná foi maior do que a média brasileira. Conforme o balanço da produção de veículos divulgado nesta terça-feira, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região, a queda na produção de veículos no Paraná foi 29% no primeiro semestre desse ano. Enquanto isso, no Brasil, a queda na produção de veículos foi de 11,11% no período janeiro a junho semestre deste ano, em comparação com mesmo período do ano passado.

O maior problema que tem travado a expansão na produção de carros no Paraná é porque as montadoras instaladas no Estado não produzem os modelos populares, que atualmente respondem por mais de 70% dos veículos que são vendidos no País, disse o diretor do Sindicato, Clementino Tomaz Vieira. No Paraná, o modelo produzido mais barato é o Clio, da Renault, cujo custo mínimo é de R$ 19 mil. ''E os veículos mais vendidos estão bem abaixo desse valor'', comparou.


Conforme balanço do sindicato, no primeiro semestre de 2001 foram produzidos no Estado 100 mil veículos. Neste ano, no mesmo período, foram produzidos 70.422 veículos. No Brasil, foram produzidos 983.181 carros no primeiro semestre do ano passado e 890.054 unidades neste ano. No País, a queda na produção vem sendo provocada pelas vendas fracas que não reagem ao cenário de instabilidade econômica.


*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo