Economia

Procon-LD lança cartilha para orientar consumidores virtuais na Black Friday

18 nov 2017 às 13:22

Com a chegada da Black Friday, na última sexta-feira de novembro, e das compras de fim de ano, é bom ficar atento para se prevenir contra possíveis problemas em compras virtuais, modalidade de comércio que vem crescendo de forma considerável. Para isso, o Procon de Londrina, em conjunto com o Projeto Segurança na Rede, lançou a cartilha Segurança na Rede, que pode ser acessada gratuitamente e traz dicas importantes de cuidados para tomar.


O objetivo da iniciativa é diminuir o número de vítimas de lojas falsas e promoções inverídicas, por meio da conscientização dos usuários sobre a importância das medidas de segurança. Além da disponibilização via download, a equipe do Procon e do projeto Segurança na Rede estarão presentes no calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil, na terça-feira (21), a partir das 10h, entregando a cartilha, para promover a discussão e conscientização dos consumidores.


Na cartilha constam informações pontuais que orientam o consumidor a checar dados básicos antes de escolher a loja na qual realizará a compra, a verificar a credibilidade de seu fornecedor, além de optar por formas mais seguras de pagamento. Os consumidores também podem tirar suas dúvidas através do site do projeto, pois lá também terão acesso a outras cartilhas e informações sobre seus direitos no mundo virtual. 


Reprodução


O coordenador do Procon Londrina, Gustavo Richa, lembrou que nesta época do ano muitos consumidores são atraídos para as vitrines virtuais e, por conta do aumento da demanda, aumenta-se também o número de crimes e golpes aplicados nas compras online. "Por isso a importância da educação digital dos consumidores que utilizam a internet como meio de compra", frisou.


Problemas mais comuns


O Procon-LD listou alguns dos problemas comuns que podem acontecer com o consumidor que não toma medidas de segurança ao fazer as suas compras virtuais: os criminosos aproveitam as épocas de promoções para criar lojas virtuais falsas e enganar os consumidores, principalmente quando são atraídos por preços muito baixos; devido ao grande volume de entregas, muitos consumidores acabam recebendo as compras com atraso e, em alguns casos, chegam a não receber; recebimento de produtos diferentes, seja em suas características e modelo ou mesmo como um todo.


O órgão acompanha e fiscaliza as irregularidades que ocorrem também no mundo virtual. Dessa forma, a população pode denunciar qualquer irregularidade pelo telefone 151, pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br, ou pessoalmente na sede do órgão, que fica Rua Mato Grosso, 299, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrega de senhas para o atendimento é das 9h às 14h.

O coordenador do projeto Segurança na Rede, o advogado especialista em Direito Digital, Fernando Peres, apontou que muitos criminosos aproveitam as épocas de promoções na internet para aplicar golpes, prejudicando muitos consumidores. "Por isso precisamos sempre tomar as medidas de segurança necessárias para que os crimes sejam evitados", salientou.


Continue lendo