Mesmo com o aumento de aproximadamente 9% no preço dos ovos de chocolate e dos bombons no Brasil, o volume de vendas para a Páscoa neste ano deve aumentar 7% no Paraná.
A previsão otimista é da Associação Comercial do Paraná (ACP), que atribui o aumento ao volume de vendas do último Natal, que teve acréscimo de cerca de 10% em relação ao ano passado no Estado.
Ainda, segundo uma pesquisa realizada em março pela ACP, os comerciantes esperam vender maior quantidade de produtos de Páscoa de menor valor.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicob), a Páscoa deste ano registrou no País uma produção industrial 3% maior que a de 2003, passando de 18 mil para 18,5 mil toneladas.
Empresas como a Kraft Foods do Brasil, que representa a marca Lacta no Paraná e que não detalha números até por uma questão estratégica, confirmam essa tendência de aumento de vendas.
De acordo com a Abicob, o aumento da produção de ovos médios (entre 201 e 500 gramas), que foi de 71% do total, garante o aumento do faturamento das indústrias brasileiras para este ano, que deve chegar aos R$ 505 milhões. No ano passado, as vendas industriais no Brasil, giraram em torno de R$ 450 milhões.
Na avaliação dos consumidores, o aumento no valor dos ovos de Páscoa neste ano foi bem superior a 9%. Por isso, muitos deles estão procurando as lojas populares para comprar os ovos, como é o caso de Neide Scheuer, 30 anos.
''Nos anos anteriores, eu comprava só ovos de marca para o meu filho, de sete anos. Agora, além de ter mais uma filha, os ovos estão bem mais caros e nós, com menos dinheiro no bolso'', brinca Scheuer.
Para driblar a crise financeira e continuar presenteando os filhos, Scheuer optou por mesclar a cesta do coelhinho com poucos ovos de marca e muitos populares. ''As crianças não ligam para a marca. Quem liga somos nós, pais. Para eles, tudo é chocolate e colorido igual. Eles ligam para a quantidade'', conta.