O Paraná não tem mais ligação direta com a Alemanha. A rota Curitiba-Frankfurt da Varig, que entrou em operação em 1º de junho de 2001, foi transferida para Porto Alegre. Na segunda-feira a companhia inaugurou um novo trecho, ligando Foz do Iguaçu e Curitiba a Paris, que é feito com uma aeronave menor.
De acordo com a Varig, o vôo para a Alemanha tinha bastante procura, mas a aeronave que faz a rota, o MD-11, é muito grande, e seria inviável utilizá-la no aeroporto de Foz do Iguaçu. O avião que faz a nova rota, um 767, tem capacidade para 191 passageiros e 4,8 mil toneladas. O MD-11 tem 282 lugares e capacidade para transportar 9 toneladas de carga. A companhia afirmava que isso facilitaria a exportação e importação de produtos.
Quando foi inaugurada a rota para Frankfurt, a Varig havia explicado que o principal motivo da decisão era o crescimento do pólo industrial na Região Metropolitana de Curitiba. Com a readequação das rotas, é preciso fazer conexão em Porto Alegre ou São Paulo para chegar à Alemanha. A rota ligando o Paraná com a França tem característica essencialmente turística.