A direção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), se reuniu com os integrantes do grupo de trabalho, criado pelo Ministério dos Transportes, para definir um plano que reduza a fila de caminhões que se formam ao longo da BR-277 durante o período de escoamento da safra agrícola.
Entre as ações previstas está a melhoria no Pátio de Triagem, que não deve mais ser utilizado como estacionamento e sim como local de triagem dos veículos. Outra medida que está sendo adotada pela administração portuária é a implantação de um sistema auxiliar ao Carga On Line.
A partir deste ano, além do sistema informatizado - que permite o conhecimento prévio da chegada do caminhão e os prazos de descarga no porto -, os usuários terão à disposição o acompanhamento em tempo real da situação do tráfego de caminhões.
Os usuários também saberão como está a ocupação do Pátio de Triagem, se o terminal portuário tem espaço disponível para receber a carga e, ainda, qual o navio programado para ser embarcado com a carga de determinado caminhão. As informações estarão disponíveis diariamente.
No ano passado, a fila de caminhões na BR-277 Paraná atingiu cerca de 100 quilômetros de extensão, fazendo com que motoristas permanecessem até 10 dias parados na rodovia. Em média, cerca de 3 mil caminhões chegam por dia em Paranaguá, totalizando mais de 300 mil por ano. O problema é histórico e é resultado de diversos fatores.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)