O Porto de Paranaguá deve implantar um terminal exclusivo para escoamento de açúcar, com recursos da iniciativa privada. A Paraná Operações Portuárias (Pasa), formada por um grupo de nove usinas de açúcar e álcool do Norte do Estado, investiu R$ 20 milhões para implantar a estrutura. O novo terminal será inaugurado no início do próximo mês.
O terminal da Pasa será o único do Sul do país especializado em açúcar a granel. "Através desse terminal próprio, o setor conseguirá exportar a um custo menor, tornando-se mais competitivo no mercado internacional", disse o presidente da Pasa, Paulo Meneguetti.
Com o terminal próprio, os empresários do setor esperam reduzir os custos de embarque de açúcar em até 50%, eliminando tarifas pagas para serviços terceirizados. "Com isso, as usinas querem investir na capacidade de produção de açúcar, o que deverá consolidar a região Norte do Paraná como um importante pólo produtor de açúcar", afirmou o gerente da Pasa, Pérsio Souza de Assis. Atualmente, a Rússia e os Países Árabes são os grandes compradores de açúcar do Brasil.
A previsão é que neste primeiro ano de atividade sejam escoadas pelo terminal entre 850 mil a 900 mil toneladas de açúcar. Para 2003, a expectativa é ampliar para 1,2 milhão de toneladas de açúcar.
Com 7.000 metros quadrados de área - entre armazéns, moegas e escritórios – o terminal dispõe de um berço de atracação de navios exclusivo, com 37 pés de profundidade, o que possibilita embarcações com capacidade para até 60.000 toneladas.
Além disso, possui um setor de recepção equipado com moega acoplada a um sistema rodoferroviário, capaz de absorver 10.000 toneladas por dia (das quais 8.000 transportadas por via férrea e 2.000 por caminhões. A estrutura inclui, ainda, um silo para 53.000 toneladas de açúcar. O produto armazenado é escoado através de balança de fluxo para um "shipp loader", cuja capacidade de embarque é de 1.000 toneladas por hora.
O terminal foi projetado em parceria com a América Latina Logística (ALL), que será responsável por 95% do transporte de açúcar do Norte para o porto de Paranaguá. As usinas vão entregar a produção em armazém da ALL, em Maringá, que vai se encarregar do transbordo para Paranaguá.
A criação da Pasa obedeceu a um projeto especial da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar). O projeto foi desenvolvido com a participação das usinas de Santa Terezinha (Maringá), Usaciga (Cidade Gaúcha), Sabarálcool (Engenheiro Beltrão), Perobálcool (Umuarama), Corol (Rolândia), Goioerê (de Goioerê), a Vale do Ivaí (de São Pedro do Ivaí, a Cooperval (de Jandaia do Sul) e a Copagra (de Nova Londrina).