Economia

PM proíbe vaca na XV e jovens queimam bandeira do Canadá

10 fev 2001 às 15:44

A Juventude Popular Socialista (JPS) precisou improvisar o protesto que estava marcado para as 10 horas, na Boca Maldita, Centro de Curitiba. A idéia dos manifestantes era levar para Rua XV uma vaca, como ocorreu em Brasília na última quinta-feira. A manifestação serviria como um protesto contra a retaliação ao governo do Canadá à carne produzida pelos pecuaristas do Brasil.

No entanto, a Polícia Militar não permitiu a entrada do animal na XV. A ausência da vaca, que estava sendo transportada de Pinhais (município da Região Metropolitana de Curitiba), frustrou os manifestantes que aguardavam a sua chegada. "Ela era nossa principal estrela", brincou Ricardo Melo Araújo, um dos integrantes da JPS.


A Sociedade Protetora dos Animais não solicitou a proibição, mas disse que a Polícia Militar agiu corretamente ao impedir a entrada da vaca no Centro da Cidade. "A proibição não partiu daqui, mas eles fizeram o que tinha que ser feito. Seguiram a lei 9.605", disse uma fonte da Sociedade.

Sem vaca, a manifestação aconteceu com um caminhão de som e uma bandeira do Canadá, que foi queimada por alguns dos integrantes da JPS. Segundo Sibelle Guimarães, da JPS, os brasileiros precisam se conscientizar e mostrar que a população está repudiando a atitude. "O governo brasileiro foi lento. Precisamos dizer que estamos indignados com essa situação. É um absurdo esse boicote, já que a nossa carne é saudável", discursou Sibelle.


Continue lendo