Economia

Pinhais ganha os parques Graciosa e Araucária

21 out 2001 às 21:15

O Parque da Graciosa e o Parque das Araucárias, na Estrada da Graciosa, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, são as novas áreas de lazer implantadas no Estado. Elas foram entregues neste domingo à população. Formados por 330 mil metros quadrados, os novos parques abrigam um dos mais bem preservados remanescentes de araucária em áreas urbanas do Estado e estão sendo doados ao município pela empresa Alphaville Urbanismo, que implantou no local um conjunto de condomínios residenciais de alto padrão.

As áreas, distantes 12 quilômetros do centro de Curitiba, fazem parte da área total do empreendimento, denominado Alphaville Graciosa, que ocupa 2,5 milhões de metros quadrados. Além de araucárias, os parques abrigam outras espécies de árvores (cedro, ipê, imbuia, canela). O plano de manejo indicou a existência de 84 espécies de aves e sete espécies de mamíferos de pequeno porte, nativos da região. A Alphaville está doando os parques já com toda a infra-estrutura, como a proteção externa, trilhas para programas de educação ambiental, planos de preservação e manejo das matas, bem como os equipamentos e pessoal para segurança.


"Isso tudo é de um valor incalculável", afirmou o governador Jaime Lerner, que participou do evento.


Para o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Antonio Andreguetto, a inauguração dos parques foi um ato diferente e representativo de uma nova postura da iniciativa privada. "A empresa, além de adequar-se à legislação ambiental, agregou outras medidas, voltadas a qualidade de vida não só dos moradores do condomínio mas de toda a população, já que os novos parques são públicos", lembrou Andreguetto.


A Alphaville será responsável pela manutenção das áreas. A fiscalização será feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O presidente da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Paulo Kawahara, lembrou que o condomínio residencial é o primeiro empreendimento de grande porte realizado dentro dos parâmetros da nova Lei de Proteção dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba. A lei número 12.248, implantou uma nova forma de proteção dos mananciais, permitindo a implantação de empreendimentos que compatibilizem ocupação ordenada e racional com total preservação do meio ambiente.


Continue lendo