Economia

Pesquisa da Firjan aponta queda do desemprego em março

30 abr 2003 às 17:19

Os Indicadores Industriais de março, divulgados nesta quarta-feira pela Firjan, mostram que foi revertida a tendência de queda do pessoal ocupado, registrada desde o final do ano passado, com o crescimento de 0,14% observado no mês em relação a fevereiro, representando a abertura de 500 novos postos de trabalho.

A chefe da Assessoria de Pesquisas Econômicas da Firjan, Luciana Marques de Sá, destacou os setores de Material de Transporte e Metalúrgico, com aumento do pessoal ocupado em 3,10% e 1,67%, respectivamente, devido ao aumento da produção para atender a encomendas.


Já no balanço do 1º.trimestre em comparação ao mesmo período de 2002, o índice ainda é negativo (-2,68%). Luciana afirmou, entretanto, que "tudo indica que uma situação muito mais favorável seja verificada já no segundo semestre".


Apesar do leve aumento do índice de emprego, a pesquisa da Firjan detectou queda de 0,08% da massa salarial real da indústria fluminense. O principal motivo apresentado pela maioria das empresas foi o menor número de dias úteis em março por conta do Carnaval.

Dos 13 setores pesquisados, 6 tiveram aumento de salários no período,com destaque para Material Elétrico(6,23%) que aumentou a massa salarial com a contratação de pessoal.


Continue lendo