Às vésperas da virada do ano, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), anunciou, na tarde deste sábado (30), o aumento de 19,8% na tarifa do transporte coletivo em Londrina. A passagem, atualmente em R$ 4,80, passará a custar R$ 5,75 a partir da 0h de segunda-feira (1º).
O percentual é praticamente o mesmo aplicado de 2022 para 2023, quando a tarifa subiu de R$ 4 para R$ 4,80. Quando o prefeito Marcelo Belinati (PP) assumiu em seu primeiro mandato, em 2017, a tariva do transporte coletivo custava R$ 3,80, valor 72% menor que a do último ano do mandato complementar.
Até duas semanas atrás, o valor da tarifa ainda seguia indefinido. Segundo Belinati, os técnicos da CMTU ainda não haviam encaminhado os estudos para a definição do Executivo.
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O novo valor foi baseado na Lei Municipal 13.340, aprovada pela Câmara de Vereadores em 2022, que garante a possibilidade do custeio das gratuidades do sistema. A adequação no preço foi anunciada depois da análise técnica da planilha de custos do sistema – confira alguns segmentos que têm o direito mais abaixo.
O transporte
público londrinense possui atualmente 133 linhas, sete terminais de
integração e uma estação de embarque e desembarque, no Shopping Catuaí.
Diariamente,
o serviço é responsável pelo deslocamento, em média, de 44,5 mil
pessoas, registrando cerca de 89 mil passagens, operando de domingo a
domingo, das 5h à 0h30. Com 222 ônibus, a TCGL opera prioritariamente
nas regiões norte, leste e oeste. Já os 134 veículos da Londrisul
circulam prioritariamente nas regiões central, sul e leste.
Gratuidade do sistema
Têm direito à passagem gratuita no transporte coletivo urbano de Londrina Pessoas com Deficiência e acompanhantes, Idosos, pessoas com Câncer
Maligno que fazem tratamentos específicos, aposentados por invalidez,
renais Crônicos que fazem hemodiálise, pessoas com AIDS, pessoas com
problemas Crônicos de saúde que precisam de fisioterapia, crianças e
adolescentes que necessitem de educação especializada, e acompanhantes,
crianças e Adolescente em situação de pobreza que frequentem serviços
socioeducativos/assistenciais pra aprender uma profissão, forças de
Segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal) e Tiro de Guerra, além dos
agentes de Saúde; dentre outros.
Novos ônibus e terminais reformados
A Prefeitura de
Londrina apresentou em 2023 a maior renovação de frota da história do
Paraná, sem dinheiro do Governo do Paraná. Os 147 novos ônibus
representaram uma renovação de 42% da frota. Dos 147 novos ônibus, 96
foram adquiridos pela concessionária Transportes Coletivos Grande
Londrina (TCGL) e 51 pela concessionária Londrisul. Do total de ônibus
incorporados à frota, 44 possuem ar-condicionado, sendo que, destes, 22
contam também com piso diferenciado no modelo Taraflex, assentos
estofados, câmeras de segurança e monitores.
Todos os novos
ônibus estão equipados com internet wi-fi e estão 100% adaptados ao
transporte de pessoas com deficiência. Com as novas aquisições a
quantidade de ônibus com ar-condicionado no sistema subiu de 32 para 76
unidades, um aumento de 138%.
Outro investimento de recursos
municipais vai para a reforma dos terminais urbanos. O Terminal Ouro
Verde mais que quadruplicou de tamanho em relação à edificação antiga,
passando de 820,25 m² de área construída para 3.874,27 m². O Terminal
Acapulco, que deve ser entregue aos usuários no início de 2024, também
faz parte do montante investido nesse serviço essencial, assim como a
manutenção do wi-fi em 100% dos ônibus e a implantação do mesmo método
em todos os Terminais.
Outra melhoria, essa aos passageiros, é
quanto à forma de pagamento com métodos por aproximação, débito e
crédito, seja com cartão ou celular. Há ainda a manutenção do cartão
recarregável com créditos antecipados para as viagens.