O Paraná vai sediar um curso de pós-graduação inédito no País, na área de especialização em motores automotivos. Trata-se do curso de especialização para formação de mão-de-obra altamente especializada com formação em Motores e Combustíveis, destinado para engenheiros da área industrial (Mecânica, Elétrica e Química).
O curso foi idealizado pela Renault, com o apoio do Citpar - Centro de Integração de Tecnologia do Paraná. A montadora tem como meta formar quadros com especialistas qualificados que irão para postos que hoje são ocupados por mão-de-obra vinda da França. O currículo que será adotado seguirá os moldes da Escola Nacional Superior do Petróleo e Motor, da França (ENSPM).
O presidente do Citpar, José Carlos Gomes de Carvalho e o diretor da ENSPM Jean-Luc Karnik assinaram o termo de cooperação. A entidade francesa deverá deslocar para Curitiba, dois especialistas que participarão da primeira fase do curso. Outros professores serão cedidos pelas empresas cotistas do projeto. A Petrobrás, por exemplo, vai fornecer professores especialistas nas áreas de combustíveis e lubrificantes.
O curso terá a duração de 1.000 horas, distribuídas no período de um ano, sendo nove meses de curso e dois meses de estágio. A primeira turma, com 20 estudantes, vai iniciar o curso em 1º de agosto. Outra turma deverá iniciar o curso em março de 2002. Metade da turma será recrutada entre os melhores alunos das universidades (UFPR, PUC-PR, Cefet e UFSC) e outra metade será indicada pelas indústrias que já compraram cotas do projeto como a Renault do Brasil, Petrobras, Tritec, Garrett, Tupy Fundições, Magneti Marelli, Teksid do Brasil, Sagen do Brasil e Sistema FIEP/IEL - Instituto Euvaldo Lodi.