Economia

Paraná pode ter saturação de supermercados

22 abr 2002 às 18:14

A vinda de novas redes de supermercados e a expansão de lojas de redes tradicionais levaram à uma saturação do setor supermercadista no Paraná. Com isso, o faturamento das lojas teve uma queda de 50% nos últimos anos. De um faturamento de R$ 1.400,00 a cada metro quadrado, por mês, o faturamento dos supermercados paranaenses caiu para R$ 700,00 a cada metro quadrado, por mês, no ano passado informou Pedro Joanir Zonta, presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

Zonta participa nesta semana da Mercosuper 2002 e XXI Convenção Paranaense de Supermercados, em Curitiba, evento que está atraindo um público recorde acima de 20 mil visitantes.


Também os negócios devem atingir a meta prevista de R$ 400 milhões. Na Mercosuper deste ano dá para perceber que as pequenas e médias redes de supermercados estão sobrevivendo neste mercado bastante competitivo porque encontraram seus nichos de mercado.


Enquanto as grandes redes estão numa fase de consolidação das aquisições feitas nos últimos anos, as pequenas e médias redes também estão marcando posição. Em meio a essa reorganização, a tendência é o crescimento de marcas alternativas às líderes de mercado, disse Valmor Romaris, diretor executivo da Apras.


Ele citou como exemplo o setor de bebidas. Na Mercosuper, apesar da presença de marcas líderes como Kaiser e Skol, dá para perceber a proliferação de muitas indústrias de bebidas que apresentam uma linha diferenciada.

Outra presença marcante na Mercosuper, que destoa das marcas tradicionais são as cooperativas que estão lançando novidades como o leite com fibras. ''Percebe-se claramente que a indústria local está ocupando espaço principalmente entre as pequenas e médias redes de supermercados'', disse Rovaris.


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