O Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) vai promover os fóruns "Paraná Sem Aftosa", para preparar os pecuaristas e produtores para a campanha da febre aftosa, que começa no dia 1º de maio.
Os fóruns serão realizados entre os dias 23 e 25 de abril, nos municípios de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Toledo, Paranavaí, Londrina e Ivaiporã. O secretário da Agricultura e do Abastecimento e presidente do Conesa, Orlando Pessuti participará dos fóruns.
Nos fóruns serão discutidas as providências para a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em 2003. Em seis anos de existência do Conesa, já foram realizados cerca de 40 fóruns para conscientização de produtores.
O objetivo é motivar os produtores a buscar a melhoria de qualidade, sanidade e produtividade da produção, como forma de elevar a rentabilidade na comercialização, afirmou Silmar Bürer, secretário executivo do Conesa.
A meta da campanha de vacinação contra febre aftosa é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, estimado em 9,8 milhões de cabeças.
O Paraná completa oito anos sem registrar foco de febre aftosa e a mobilização da Secretaria da Agricultura e das 32 entidades que integram o Conesa visa manter essa condição sanitária do rebanho.
Em decorrência da mobilização com o envolvimento dos criadores, os índices de vacinação contra febre aftosa no Paraná estão próximas de 100%, informou Bürer. Na campanha do ano passado, realizada no mês de novembro, o índice de vacinação espontâneo atingiu 97,73% do rebanho.
O restante dos animais foram submetidos à vacinação assistida nas propriedades, com a presença de técnicos da Defesa Sanitária Animal, da Secretaria da Agricultura.
Conforme programação, os fóruns serão realizados no dia 23 de abril em Ponta Grossa, no período da manhã, e em Francisco Beltrão à tarde. No dia 24 de abril, pela manhã, o fórum será realizado em Toledo, e à tarde será em Paranavaí. No dia 25, pela Manhã, o fórum acontece em Londrina e à tarde, em Ivaiporã.