Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Elevação das temperaturas

ONS estima alta de 5,8% no consumo de energia elétrica por onda de calor

Reportagem Local
26 set 2023 às 09:00

Compartilhar notícia

- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O boletim do PMO (Programa Mensal de Operação) da semana operativa entre 23 e 29 de setembro traz cenários prospectivos de expansão na demanda de carga do SIN (Sistema Interligado Nacional) e em todos os subsistemas. 


A elevação das temperaturas médias, fenômeno registrado nas principais cidades brasileiras, é um dos motivos que justificam esse comportamento. Para o SIN, a perspectiva de crescimento é de 5,8% (75.234 MWmed). Nos submercados, a aceleração mais expressiva é do Norte, com 10,6% (7.707 MWmed), situação também relacionada à retomada de atividades de consumidor livre da região. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Sudeste/Centro-Oeste deve registrar avanço de 6,1% (42.756 MWmed), seguido pelo Nordeste, com 4,2% (12.350 MWmed), e pelo Sul, com 3,8% (12.421 MWmed). Os percentuais comparam os resultados para o final de setembro de 2023, ante o mesmo período do ano passado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Feriados

Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro

Imagem de destaque
Mais de R$ 26 Milhões em vendas

Empresas arrematam 39 dos 52 lotes da Cidade Industrial em Londrina

Imagem de destaque
Levantamento

Estudo aponta que salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 em 2025 com alta da inflação

Imagem de destaque
Entenda

Governo propõe uso do Pix como garantia para empréstimos


“A previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida. Em termos de operação e atendimento da demanda seguimos preparados para atender a sociedade brasileira. O sistema é robusto, seguro e o cenário é favorável”, afirma Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.

Publicidade


Os níveis estimados de Energia Armazenada (EAR) para o final de setembro se mantêm acima de 70% em três submercados, conforme verificado em todas as revisões do mês corrente. 


O período tipicamente seco está próximo do encerramento, o que torna os resultados mais relevantes. A EAR mais elevada deve ser verificada no Sul (85,2%). As demais projeções são: Norte (73,7%), Sudeste/Centro-Oeste (72,6%) e Nordeste (67,2%).


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
ONS estima alta de 5,8% no consumo de energia por onda de calor
Órgão prevê que maior demanda será suprida sem problemas em razão do nível favorável dos principais reservatórios brasileiros
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo