Economia

Oferta de emprego é maior no interior do PR

03 jun 2002 às 20:10

Os municípios com menos de 50 mil habitantes foram os que mais abriram vagas de emprego no primeiro trimestre de 2002 no Paraná. Nesses locais, o nível de emprego formal cresceu 1,2% de janeiro a março. Nas cidades do interior com mais de 50 mil habitantes, o crescimento foi de 1,05%, e na Região Metropolitana de Curitiba, a alta foi de apenas 0,5%. Considerando o Estado todo, o índice foi de 1,1%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

O melhor desempenho do interior no nível de emprego é uma tendência observada em todo o País, disse o economista técnico do Dieese, Cid Cordeiro. "Não é obra de política regional", afirmou. Para ele, isso ocorre por causa do desempenho ruim da indústria, que se concentra nas capitais e pelo aquecimento da economia provocada pela safra agrícola, que ocorre principalmente no interior.


O município que teve maior variação no nível de emprego neste ano foi Piraquara (7%), na Região Metropolitana de Curitiba, mas porque a prefeitura municipal contratou pessoal. Em seguida estão Toledo (4,05%); Cascavel (3,18%); e Paranavaí (2,6%). Londrina aparece como o nono município que mais abriu vagas, com variação de 1,52% (equivalente a 9 mil postos de trabalho). Curitiba está na 25ª posição, com índice de 0,35% (1,5 mil vagas).


*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo