Notícias

Zoneamento fez Londrina 'perder' três grandes empresas para Cambé

31 out 2014 às 14:52

Londrina está carente de áreas industriais. O zoneamento não ajuda e as grandes empresas, interessadas em se instalar no município, preferem as cidades vizinhas quando se deparam com a dificuldade. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronei, contou que, só neste ano, a cidade 'perdeu' três indústrias para Cambé por conta da falta de terrenos apropriados. "Uma delas, já instalada em Londrina, decidiu por transferir as atividades e outras duas, que chegaram a procurar a prefeitura atrás de atrativos, preferiram o município vizinho pelas facilidades", explicou.

De acordo com Veronesi, as duas leis municipais sancionadas nesta sexta-feira (31) podem ajudar a prefeitura a atrair mais empresas para a cidade. Uma das leis transforma em industrial o zoneamento de todos os terrenos localizados às margens das rodovias que passam por Londrina. "Vamos criar grandes corredores industriais. Mas vale lembrar que para se instalar nestas áreas, as empresas vão precisar fazer estudos de impacto de vizinhança", completou o presidente da Codel.


A outra lei acaba com a exigência da execução do estudo e do relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para as indústrias consideradas como sendo de "risco moderado". A exigência dos documentos, por exemplo, dificultou a instalação da Cooperativa Integrada em terreno do Parque Industrial Francisco Sciarra.


Pela nova legislação, as empresas e indústria de "risco moderado" terão a instalação permitida mediante pareceres favoráveis da Secretaria do Ambiente (Sema), da Codel e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) lembrou que as duas leis municipais integram o programa "Londrina pra Frente" da atual administração.


Continue lendo