O grupo Wal-Mart vai abrir três novas lojas no Paraná que terão um investimento total de R$ 50 milhões no segundo semestre. A rede terá a primeira loja da bandeira Todo Dia em Curitiba que receberá investimentos de R$ 3 milhões e vai gerar 50 novos empregos. Em Foz do Iguaçu e Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) chega a bandeira Maxxi Atacado, que dever gerar 100 postos diretos de trabalho em cada cidade. Em Pinhais os investimentos serão de R$ 23 milhões e em Foz R$ 24 milhões.
Está nos planos do grupo para os próximos anos a instalação de um hipermercado Big em Londrina, onde a rede conta com lojas Mercadorama e Maxxi Atacado. Os investimentos são estimados em R$ 50 milhões, com a geração de 300 vagas para uma área construída de 7 mil m2. O presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor NúÀez, disse que que há o interesse em continuar investindo em Londrina, mas não deu mais detalhes.
O grupo já conta com 40 lojas no Estado. Curitiba abriga 32 unidades e agora com a chegada da nova bandeira, o foco é o público das classes C, D e E. NúÀez disse que a promessa é oferecer preços, em média, 10% mais baratos. ''A ideia é ser um supermercado de vizinhança'', definiu.
O Maxxi Atacado vende produtos em embalagens de grande quantidade ou pacotes com várias unidades para revenda. A loja deve atender pessoas físicas das classes C e D e pequenos comerciantes. Segundo NúÀez, o Maxxi tem diferencial de preço médio de 15% e 5% em relação a concorrentes do varejo e do atacado, respectivamente.
''Curitiba é o mercado mais competitivo por metro quadrado do Brasil'', disse o presidente da rede. Hoje, mais de 10% do investimento do grupo está no Paraná. Ele considera o Estado ''importante e estratégico''.
Segundo NúÀez, o grupo não foi afetado pela crise financeira. ''O varejo é um dos últimos afetados pela crise'', disse destacando o crescimento registrado nos setores de alimentos, não alimentos e a linha branca. A previsão é de que a rede feche o ano faturamento acima dos R$ 17 bilhões que o grupo obteve no ano passado.
Mesmo com a crise financeira, a rede manteve o plano de investimentos e deve encerrar 2009 com a aplicação de R$ 1,6 bilhão em 90 novas lojas em todo o Brasil e 10 mil empregos.