Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), baseada em consultas ao banco de dados do SPC Brasil, estima um crescimento médio nacional de 4% nas vendas do comércio varejista para o Dia da Mães, em relação ao mesmo período do ano passado. Já para Curitiba, o crescimento esperado fica em torno dos 5,5%.
Para o comércio, o Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano, ficando atrás apenas do Natal. "Na expectativa de compras, por consumidor, também estamos em vantagem ante ao resultado nacional, pois na média os curitibanos devem gastar cerca de R$ 100 enquanto nacionalmente o valor ficará próximo dos R$ 80", destaca André Luiz Pellizzaro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitiba.
Segundo Pellizaro, a pesquisa mostra que em Curitiba há um cenário positivo para o varejo. "Podemos destacar que esse crescimento, embora moderado está ligado ao aumento do poder de compra da população e do acesso ao crédito", explica.
Avaliação Nacional – "O crescimento não será tão forte, uma vez que todos os índices de confiança do consumidor se apresentam em patamares relativamente baixos. Além disso, o nível de endividamento do brasileiro inibe o poder de compra por meio do crédito", pondera o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. Apesar de não ser um crescimento extremamente alto, o número é
considerado bom pelos Dirigentes Lojistas.
De acordo com a análise, os produtos que devem ser mais procurados nas lojas para a data estão itens como: vestuário, calçados, bijuterias e acessórios, flores, perfumes, artigos para o lar, celulares, CDs e DVDs.