Apesar da retração de 0,2% em outubro deste ano, em relação a setembro – o primeiro resultado negativo do ano – as vendas do comércio varejista brasileiro tiveram crescimento acumulado de 9,6% entre janeiro e outubro em comparação ao mesmo período de 2006.
Foi o mesmo percentual de expansão em relação a outubro do ano passado. No acumulado dos últimos doze meses, a expansão do comércio foi de 9,1%. Os dados constam da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indicam também que o faturamento do comércio fechou positivo em todos os indicadores, à exceção do indicador mês a mês anterior, em que houve retração de 0,3% sobre setembro.
De janeiro a outubro, na série com ajuste sazonal, a receita nominal das vendas no comércio do país registrou um crescimento acumulado no ano de 11,4%. Em relação a outubro do ano passado, a receita nominal chegou a acumular alta de 13,5%, o que levou o indicador dos últimos doze meses (a taxa anualizada) a acumular expansão de 10,6%.
No indicador mês a igual mês do ano passado, a expansão de 9,6% verificada no comércio varejista reflete aumentos no volume de vendas em todas as atividades do varejo, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com expansão de 5,6%.
Mesmo com crescimento abaixo da média global, o destaque do segmento se dá em razão de ser o responsável pela principal contribuição para o resultado do varejo: 30% da taxa.
O setor de móveis e eletrodomésticos expandiu 13,5% em relação a outubro de 2006; outros artigos de uso pessoal e doméstico, 19,8%; tecidos, vestuário e calçados, 14,5%; e combustíveis e lubrificantes, 6,5%.