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Vendas de produtos da linha branca sobem 35%

29 out 2009 às 08:24

O final do prazo da redução do IPI para a linha branca provocou um aumento das vendas nas lojas de até 35%. Até agora, não houve desabastecimento de fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos. A previsão é que o benefício fiscal termine no dia 31 de outubro, a menos que o governo federal decida prorrogar o prazo.

Durante esse ano, um grupo supermercadista com atuação nacional apresentou expressivo crescimento de vendas em produtos como máquinas de lavar e geladeiras. Só em setembro, houve crescimento de 35% nas vendas de linha branca se comparado com o resultado apresentado no mesmo mês de 2008.


Um site de uma rede varejista oferece desconto de 30% em produtos da linha branca. Em outro grupo de varejo as vendas tiveram um crescimento de 20% desde abril até agora. Em maio, a rede enfrentou o desabastecimento de modelos de lavadoras de roupa, mas depois não teve mais esse problema. Para o Natal deste ano, o acréscimo no volume de pedidos de geladeiras, fogões e máquinas de lavar foi de 10% a 15% em relação a 2008.


A manicure Silvia de Lara comprou uma geladeira em maio por R$ 1 mil em dez parcelas. ''Economizei R$ 200 com a redução do IPI'', disse. Ela defende que essa diminuição de imposto seja permanente e contou que se o tributo não tivesse caído não poderia ter comprado o eletrodoméstico.


Já o agente administrativo Marcio Leandro Hofman reclamou dos repasses do benefício. ''Comprei uma geladeira e não senti muita diferença no preço'', afirmou. Já o vendedor Carlos Santos de Matos adquiriu uma geladeira por R$ 1.099 e disse que o produto estava quase R$ 500 mais barato que no ano passado. Mas, ele alerta que não adianta apenas a redução do IPI se a pessoa não fizer pesquisa de preços. Ele consultou dez lojas diferentes por telefone, internet e pessoalmente, antes efetuar a compra.


Antes de decidir pela compra do produto o consumidor deve levar em conta algumas recomendações do Procon-PR. A coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro destacou que o cliente deve verificar se a prestação cabe no orçamento e pesquisar os preços antes de comprar.


Na hora de adquirir o produto, é importante também exigir a nota fiscal para uma possível reclamação. Outra recomendação é testar o produto na loja ou na hora da entrega em casa para verificar o funcionamento perfeito. Caso ocorra algum problema, o consumidor tem sete dias para reclamar. A garantia de um ano está condicionada em levar o produto para a assistência técnica.


Caso o eletrodoméstico apresente algum vício oculto, ou seja, um problema depois de meses da compra, o consumidor o consumidor pode pedir o ressarcimento, a troca ou o conserto definitivo do produto.


Outra dica dela é que a pessoa leve em conta a possibilidade financeira e ''não vá na conversa do vendedor''. Ela recomenda ainda a aquisição de um produto adequado às necessidades de uso. ''Há fogões bons por R$ 700, por exemplo'', disse. Lembrou ainda que não adianta o consumidor comprar uma máquina de lavar roupa com capacidade de seis quilos para uma família de oito pessoas.

Ivanira recomenda também que o consumidor leia o manual do produto antes da instalação para não danificar o eletrodoméstico ou fazer um subuso. Além disso, é necessário checar a voltagem do produto, porque a compra posterior de um conversor pode encarecer o custo.


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