As vendas realizadas na semana do Dia das Crianças (05 a 11 de outubro) cresceram 7,7% na comparação com igual período do ano anterior, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia das Crianças 2012. O desempenho das vendas na semana da data foi superior aos 5,8% de crescimento verificados em 2011.
As vendas realizadas no final de semana que antecedeu o Dia das Crianças (05 a 07 de outubro) tiveram, por sua vez, uma elevação de 4,2% ante o final de semana equivalente de 2011 (07 a 09 de outubro). No ano anterior, os consumidores preferiram ir às compras no fim de semana, o que resultou, na ocasião, em uma elevação de 8%.
Na cidade de São Paulo
As vendas na capital paulista para o Dia das Crianças acompanharam o ritmo nacional. Na semana da data houve um avanço nas vendas de 7,8%, enquanto no ano anterior, em igual período, o crescimento foi de 4,8%. Quanto ao final de semana, as vendas cresceram 3,9%, percentual menor que os 8,0% verificados na cidade no final de semana correspondente de 2011.
Para os economistas da Serasa Experian, o Dia das Crianças 2012 trouxe certo ânimo para o varejo, depois de um ano fraco. O feriado prolongado levou o consumidor, em todo o país, a antecipar as compras para a data.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2012 e comparadas às consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2011; e as do período de 05 a 07 de outubro de 2012, e comparadas às do período de 07 a 09 de outubro de 2011.