Os preços de venda dos imóveis residenciais usados em Londrina apresentaram um aumento médio de 6,84% no ano de 2013, já os comerciais subiram em média 7,96%, acima da inflação registrada no período. Os dados fazem parte do levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Sistema Secovi.
Com relação aos alugueis, no mesmo período, a média para os imóveis residenciais ficou na casa dos 2,78% enquanto os comerciais recuaram 4,83%.
Segundo o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi, Luiz Fernando Gottschild, o estudo tem por base os dados colhidos em pesquisas realizadas, mensalmente, de dezembro de 2012 a dezembro de 2013 nos sites das imobiliárias da cidade.
Dezembro – Com relação à participação do tipo de imóvel ofertado para aluguel residencial, os itens de maior volume foram os apartamentos com três e dois dormitórios que correspondem, respectivamente, a 39% e 16,3% do total. Quanto à localização, a região central concentra 28% dos alugueis e o restante das ofertas está pulverizada pelos bairros, como por exemplo, o Ipiranga (2,7%) e Terra Bonita (1,3%).
No caso da venda de residenciais usados, os maiores números de ofertas são apartamentos com três dormitórios (29,9%) e casas de alvenaria com três dormitórios (26,1%). Com relação aos comerciais, a maior participação em volume está em barracões (35,8%) e casas (29,5%).