Neste ano mais uma vez a Unimed Londrina realiza uma campanha de estímulo à doação do Imposto de Renda para projetos e instituições locais. A própria Unimed direciona parte do seu imposto para beneficiar entidades que atuam em Londrina, no ano passado foram mais de R$ 200 mil destinados para este fim.
De acordo com a especialista em Responsabilidade Social, Fabianne Piojetti, esta é uma forma de decidir onde o imposto será aplicado. "Escolhendo as instituições que atuam em Londrina, estamos mantendo o benefício próximo e podemos acompanhar a utilização deste recurso", explica.
Há mais de dez anos a Unimed Londrina realiza a destinação de parte do seu imposto de renda para fundos e projetos que atuam localmente. Todos os anos são escolhidas instituições diferentes dentro daquelas inscritas no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2015 foram beneficiados o Instituto Londrinense para Crianças Excepcionais de Londrina (Ilece) e a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). As escolhas foram feitas pelos colaboradores da Unimed por meio de uma enquete realizada na Intranet.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Além destas instituições, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológico (Pronon) o Hospital do Câncer de Londrina também recebeu a doação. Projetos culturais como Festival Internacional de Londrina (Filo), Festival de Música de Londrina e Plantão Sorriso, também foram beneficiados pela Unimed por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
Segundo a contadora Gisela Aparecida Fonseca, da Carisma Serviços Contábeis, Pessoas Físicas que declaram Imposto de Renda de ajuste anual por meio de deduções legais (modelo completo) podem destinar o IR. Já entre as Pessoas Jurídicas, estão habilitadas a doarem as empresas que recolhem o IR com base no lucro real.
"A pessoa física pode destinar até 8% do IR devido, sendo limitado a 6% à soma dos valores direcionados à Lei de Incentivo ao Fundo para a Infância e Adolescência, aos Fundos do Idoso, Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte, e mais 2% somando àquelas direcionadas ao Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência", explica.
Gisela diz que o primeiro passo para destinar o imposto de renda é identificar o tipo de declaração e simular o quanto pode destinar. Em seguida, deve-se escolher qual projeto/instituição vai receber o repasse, e depois emitir o boleto ou escolher o depósito em conta específica do projeto beneficiado.
Os procedimentos adotados pelas Pessoas Jurídicas são os mesmos, a diferença no caso de empresas doadoras é o valor que pode ser destinado. Gisela diz que PJs podem doar até 9% do imposto de renda devido, sendo limitado 1% à Lei de Incentivo ao FIA, 1% aos Fundos do Idoso, 4% para Lei Rouanet, 1% Lei de Incentivo ao Esporte e mais 2% somando àquelas direcionadas ao Pronon e Pronas.
A Unimed Londrina entende que quanto mais pessoas destinarem parte do imposto para instituições locais, maior será o benefício coletivo. "No site da prefeitura há uma lista das instituições que estão aptas a receber estas doações. É importante que as pessoas mobilizem-se e participem", convida Fabianne.