A entrega de presentes é um dos momentos mais aguardados do Natal. Entretanto, em muitos casos, a procura pelo presente perfeito não termina no dia 25 de dezembro. Roupas e sapatos que não servem, bem como estampas e modelos que não agradam, fazem com que a pessoa precise trocar o presente. De volta às lojas, muitos consumidores não resistem e acabam comprando novos produtos.
Segundo a vendedora da loja Havaianas, Caroline Oliveira, as trocas de presentes de Natal começaram já no dia 10 de dezembro. ''Alguns grupos fizeram amigo secreto apenas de havaiana e muitas pessoas compraram sem saber o número do calçado da pessoa a ser presenteada'', explicou. Ao longo de todo o mês de dezembro, a loja realizou 445 trocas, seja pela numeração errada ou pela escolha de um modelo diferente. Somente no dia 26, em uma hora de loja funcionando, foram feitas 11 trocas.
A estudante Eliane Cristina Nunes Pessoa ganhou um chinelo de presente da sogra, mas o calçado não serviu. ''Viemos no shopping para passear e também para trocar'', relata Eliana. A estudante Salua Soares também precisou trocar seu chinelo, que ganhou de um amigo secreto de Natal, pois o número era menor do que o que ela calça. ''Além disso, também estou trocando presentes para a minha mãe e o meu pai, os dois por causa do tamanho errado da roupa que ganharam'', comentou.
A especialista em educação, Leila da Silva Andreani, foi ao Shopping Catuaí para trocar uma camisa que o marido ganhou e que não havia servido. Acabou saindo da loja com a camisa trocada e com uma nova, comprada de presente para seu filho. Já a supervisora de vendas Adriana Silva optou por substituir uma bolsa por roupas. ''Ganhei a bolsa, mas não gostei do modelo'', justificou.
O designer gráfico Rafael de Angelo precisou trocar os quatro presentes que recebeu. ''Todos por causa de tamanho errado'', esclareceu. Rafael e a namorada, a professora Joana Mendonça, estiveram no shopping ontem para trocar uma camiseta, um tênis e uma sandália rasteira. O casal também aproveitou para comprar roupas de banho e acessórios para a viagem que farão à praia após o Ano Novo.
De acordo com a gerente da Triton, Ana Paula da Silva Marin, muitas trocas foram realizadas a partir do dia 20. ''A maioria dos clientes leva o mesmo modelo de roupa, só que com outro tamanho'', relatou. Segundo ela, como foram comprados muitos presentes nos dias 23 e 24, a expectativa é de que o número de trocas aumente nos próximos dias. O bancário Leandro Perez ganhou uma camiseta de Natal, mas preferiu substituí-la por outro modelo. ''Troquei apenas por causa do modelo da gola'', contou.