Notícias

Trabalho temporário abre 15 mil vagas no Paraná

07 set 2009 às 16:18

O final do ano pode ser uma oportunidade para conseguir trabalho temporário e, em alguns casos, até ser efetivado. Neste ano, a previsão é que sejam abertas cerca de 15 mil vagas entre o comércio e a indústria. A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O cadastramento nas agências de emprego e nas próprias empresas acontece em setembro. As contratações começam no próximo mês e o período de trabalho estende-se, geralmente, até 15 de janeiro.


O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Vander Morales, disse que as empresas procuram profissionais com ensino médio completo e faixa etária acima de 18 anos, com ou sem experiência.


Simpatia e boa comunicação são essenciais para conquistar uma vaga. Segundo ele, a participação dos idosos nos contratos temporários cresceu ultimamente, porém, a predominância ainda é de pessoas com até 39 anos.


Segundo um levantamento realizado pela Asserttem, a Região Sul responde por 20,24% das contratações temporárias do comércio previstas para o Natal. No Sul, o Paraná é o primeiro Estado em número de abertura de novas vagas neste setor para o final do ano.


A associação prevê a geração de 123 mil vagas de trabalho temporário no comércio para este Natal no País, sendo quase 9.200 no Paraná. Neste ano, a Asserttem estima que o índice de efetivação deve ser de 17%. No ano passado, esse percentual tinha atingido 28%.


Morales diz acreditar que o comércio está cauteloso e que a efetivação vai depender da continuidade do crescimento econômico do País. Além disso, para manter o emprego também conta o bom desempenho da pessoa, a dedicação e a motivação.


As funções mais solicitadas são fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar de crédito, analista de crédito e papai noel.


Para ele, a oferta de crédito, a redução dos juros e a retomada da confiança do consumidor são fatores que influenciam no crescimento das vendas, refletindo no aumento de postos de trabalho.


Além disso, vários empreendimentos comerciais estão com inauguração prevista entre 2009 e 2010. Além de proporcionar o crescimento do mercado varejista, a construção de grandes centros de compras deve gerar em torno de 40 mil novos empregos diretos no País. A estimativa é que 18 shoppings e 275 supermercados estejam funcionando até o fim do próximo ano.


Direitos


O trabalhador temporário tem quase todos os mesmos direitos do efetivo, com exceção do aviso prévio e da multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Deve receber salário igual ao efetivo e ter direito ao FGTS, 13º salário e férias proporcionais acrescidas de um terço, descanso semanal remunerado, proteção previdenciária e contagem de tempo de serviço para a aposentadoria.

Ainda deve exigir a cópia do contrato de trabalho no qual deve constar o local, o salário, o horário de expediente, a data de início e fim do contrato. A contratação temporária geralmente é realizada por três meses e pode ser prorrogada por mais 90 dias.


Continue lendo