A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acusa a operadora telefônica TIM de interromper propositalmente as ligações feitas no plano Infinity, em que usuário é cobrado em R$ 0,25 por chamadas, e não por tempo determinado. A informação foi publicada no jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (7), com base em denúncia do Ministério Público do Paraná.
De acordo com a reportagem, a Anatel monitorou as ligações e comparou a queda de ligações entre diferentes planos da operadora. Um relatório mostra que a 'derrubada' nas ligações do plano Infinity é quatro vezes superior aos demais.
Ainda segundo o documento, a TIM cortou mais de 8 milhões de ligações, resultando em um faturamento de R$ 4,3 milhões. A operadora argumenta que as quedas eram pontuais e momentâneas.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também instaurou, nesta terça-feira (7), inquérito civil contra as operadoras telefônicas, OI, Vivo e Claro.
O objetivo, segundo a Promotoria, é apurar se as empresas cumprem, no Paraná, o plano geral de metas e qualidade definido pela Anatel.
Inicialmente serão oficiadas a própria Anatel e as três empresas investigadas para prestarem esclarecimentos à Promotoria.