O Procon Londrina divulgou nesta segunda-feira (7) o balanço do serviço realizado em todo o ano passado. A maioria das reclamações, recebida pelo órgão em 2012, se encontra na área de serviços: são 3.413 casos nos últimos 12 meses. O setor de telefonia lidera o ranking com 1.428 reclamações - 809 pela móvel e 619 pela fixa, seguido pela TV por assinatura, com 460 registros somente no ano de 2012.
Após o setor de serviços, está o setor financeiro. A maioria das reclamações envolve cartão de crédito (861), reclamações contra financeiras (582), bancos (493) e serviços prestados por estes. No total, a área financeira registrou 2.129 reclamações.
O setor de venda de produtos, apesar de geralmente mais ativo no mercado, teve apenas 1.971 reclamações, a maioria sobre vícios ou danos em produtos, demora ou ausência de entrega de mercadoria, e falta de assistência técnica.
Em comparação a 2011, houve um aumento de 4,52% de reclamações registradas na área de serviços, bem como uma redução de 25,04% das reclamações no setor financeiro, e uma redução de 8,71% no setor de venda de produtos.
Com relação aos atendimentos realizados em 2011, o ano de 2012 verificou uma significativa redução, correspondente a 10,91% , englobando quatro áreas: Atendimento Pessoal (guichê), com -11,80%, Atendimento Telefônico (-8,70%), Atendimento Eletrônico (e-mail), com -24,50%, e atendimento em audiências (-84,21%).