Passageiros da TAM voltaram a enfrentar hoje atrasos e cancelamentos. Da meia-noite às 8 horas, dos 181 voos nacionais da companhia, 33 (18,2%) registraram atrasos superiores a 30 minutos e 19 (10,5%) foram cancelados. Os problemas começaram no sábado e continuaram durante todo o dia de ontem. Às 22 horas deste domingo, segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 156 dos 745 voos (20,9%) programados pela TAM partiram com atrasos superiores a 30 minutos e 99 (13%) foram cancelados.
Em nota ontem, a companhia atribuiu os transtornos às chuvas que atingiram a Região Sudeste entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, "o que prejudicou a malha aérea e a escala da tripulação". Segundo a empresa, o fechamento do Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre), na manhã de ontem, também teria prejudicado as operações.
Os principais aeroportos de São Paulo e do Rio registram hoje atrasos e cancelamentos dentro da normalidade, segundo a Infraero. Até as 8 horas desta manhã, das 32 partidas previstas no Aeroporto de Congonhas, 4 (12,5%) atrasaram e 3 (9,4%) foram canceladas. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, dos 37 voos programados, 5 (13,5%) registraram atrasos e um (2,7%) foi cancelado.
No Galeão, no Rio de Janeiro, 3 (11,1%) das 27 partidas atrasaram. Nenhum voo havia sido cancelado até as 8 horas. Nos três terminais, a Infraero afirmou que o movimento é intenso, mas disse que os atrasos e cancelamentos registrados nos aeroportos estão dentro da normalidade.
No Aeroporto Santos Dumont, dos 26 voos nacionais, 2 (7,7%) tiveram atrasos e 4 (15,4%) foram cancelados. Das 8 partidas programadas da TAM no local, cinco foram canceladas e duas atrasaram até as 8h17. De acordo com a Infraero, os voos da TAM estão sendo regularizados com o tempo.