Mais uma vez na vanguarda, o Grupo Muffato traz para Londrina uma novidade inédita no setor de supermercados do Paraná. Trata-se do "estacionamento inteligente", um sistema que já faz sucesso em alguns shoppings e aeroportos de grandes capitais e que agora está disponível para os londrinenses na loja do Super Muffato da Avenida Madre Leônia.
A tecnologia, importada, permite o gerenciamento de ocupação do estacionamento através de um sensor de presença ultrassônico instalado em cada vaga, que identifica a presença ou não de carros estacionados. Logo na entrada do estacionamento há um painel de alta tecnologia que comunica ao usuário o número total de vagas livres. Em cada corredor, outros painéis informam quantas vagas estão disponíveis. Luzes de LED verdes identificam as vagas livres; vermelhas as que já estão ocupadas; as azuis apontam as vagas para portadores de necessidades especiais e as laranjas as reservadas para idosos.
Segundo a gerente de marketing do Grupo Muffato, Regina Pereira, a decisão de investir nessa tecnologia objetiva oferecer agilidade e mais mobilidade aos clientes da loja. "Com o sistema, os clientes ganham tempo, pois não precisam ficar procurando por uma vaga livre. Rapidamente, eles localizam onde podem estacionar seus carros, concluindo o processo em menos de dois minutos. A otimização das vagas é de cerca de 30%, ampliando a rotatividade e a capacidade de atendimento", conta.
Além da comodidade e facilidade oferecidas aos clientes, o sistema também auxilia a empresa a gerenciar melhor o estacionamento. "Há uma série de dados importantes que teremos à disposição, como tempo médio de permanência do cliente na loja, rotatividade, entre outros", explica Regina.
Os clientes testaram e aprovaram a novidade. "Show de bola. Uma maravilha que agiliza a nossa vida", diz Sandro Carlos Gehring, correspondente bancário. Com ele concorda a corretora de imóveis Maria Gregório Munhoz, cliente da loja desde a sua inauguração. "Adorei. Facilitou muito a localização de vagas, sem perda de tempo", declara.
De acordo com a Parkhelp – parceira responsável pelo sistema de orientação inteligente – há um aumento de até 30% na rotatividade dos veículos, o que significa melhor aproveitamento do estacionamento e mais vagas disponíveis ao longo do dia para os clientes.
O investimento do Muffato na aquisição e implantação da tecnologia foi de cerca de R$ 150 mil.
"O pioneirismo faz parte do DNA do Grupo. A loja da Madre, por exemplo, é a única da cidade com atendimento diferenciado e estendido até meia noite e foi a primeira do Brasil a oferecer o serviço de autocaixa, permitindo que os clientes possam realizar sozinhos todo o processo de compra", conclui Regina.